terça-feira, 19 de junho de 2012


«ARTES SENTIDAS - 1.º Encontro Cordão de Leitura»
Um encontro de Artes e de Amigos que decorreu, entre os dias 30 de Março e 13 de Abril, na Casa da Beira Alta.

Literatura, Poesia, Teatro, Desenho, Escultura, Fotografia, Pintura, Detabes, Palestras, Tertúlias de tudo aconteceu ao longo de 15 dias

No dia 30 de Março, sexta-feira, pelas 22h00, a CBA foi palco da peça «Em directo, ao vivo, a cores e a 3 dimensões - VIP-TB Café-Teatro», a cargo do Grupo de Teatro Fórum Boticas, com textos de José Carlos Dias, José Fanha, José Régio e Anton Tchekov. O elenco composto por André da Graça Gomes, Damásio Silva, Graça Inácio, Hermínio Fernandes, João de Sousa, Lúcia Moreno, Maria de Deus Barroso, Marina Pereira, Marta Freitas, Moisés Covita, Nicolas assunção, Paulo Pires, Sandra Pereira, Zélia Domingues, encantou os presentes.

No dia seguinte, sábado, 31 de Março, pelas 16h30, realizou-se a inauguração da exposição colectiva «ARTES SENTIDAS – 1.º Encontro Cordão de Leitura». Os artistas convidados foram: Alexandre Rola (Pintura), Artur Santos (Pintura), Constância Nèry (Pintura Naïf), José Rui Correia (Fotografia), Luís Barreiros (Escultura), Maria José Baltazar (Desenho), Paula Robles (Pintura), Cristina Valente (Pintura).























No final da inauguração da exposição, pelas 17h30, teve lugar a Palestra/Debate «Relisiência e Psicoterapia», com Alina Oliveira (Psicóloga e Consultora) e Conceição Viterbo (Psicóloga e Professora no ISEP), cuja moderação esteve a cargo de Alberto Rendo (Psicólogo e Consultor).
Em evidência neste dia esteve o livro «Escritas de vida, histórias da escola na roda gigante», de Rosa Maria Oliveira.



No domingo, dia 1 de Abril, pelas 16h30, realizou-se uma tertúlia de Poesia, intitulada «Cordão de Poesia».


Foram muitos os poemas lidos e diversos os autores mencionados e, até, presentes, como foi o caso de Eduardo Leal que nos presenteou com a leitura de alguns dos seus poemas; ou ainda Lourdes dos Anjos que também marcou presença. Em destaque, por parte da Cordão de Leitura, estiveram os livros «Ménage à Trois - Jardim das Delícias * Poesia Sociológica * Alquimias», de Zé Pinto Leite, Pedro de Andrade e José Soares Martins; e ainda «Lucubrações - Estados de Alma», de Duarte Klut.


No dia 4 de Abril, quarta-feira, às 21h30, teve lugar uma «Conversa sobre dicas para poupar», cujos intervenientes foram Raul Castanho, que falou sobre Finanças Pessoais, e Judite Rocha cuja intervenção incidiu sobre o Couchsurfing, uma forma bastante económica de viajar e poder conhecer o mundo.
Os livros do dia foram «Bater no fundo… Como evitar. Como sair de lá.», de Raúl Castanho e «O planeta num sofá – uma viagem ao mundo do couchsurfing», de Judite Rocha



Na quarta-feira seguinte, dia 11 de Abril, às 21h30, realizou-se um outro debate, em que o tema em foco foi o tão polémico novo Acordo Ortográfico. E sob o tema: «Ainda vamos a tempo de travar o Acordo Ortográfico? Prós e Contras», ouviram-se as mais diversas opiniões – prós e contras.









Em evidência neste dia esteve o livro «Palavras Emagrecidas», de Alice Rios.


No último dia, e porque era sexta-feira, dia 13, a Cordão de Leitura convidou Alice Branco para encerrar a quinzena com a palestra «A Arte do Saber Fazer e Crescer através da Simbologia dos Números». Os objectivos desta palestra passaram por fazer entender e compreender, através do poder da comunicação da arte da palavra, da arte simbólica e da arte poética a Arte como Alquimia; falar de dados interessantes relacionados com o número 13; levar a sentir a simbologia das vibrações energéticas, inerentes aos números do ser, afim de este transformar a sua vida, se assim o desejar numa vida plena de êxitos e, por fim, criar abundância, mesmo em tempo de crise, de dinheiro, amor, harmonia, paz, felicidade e Luz - aumentando o saldo positivo na conta do «Banco da Vida».















Sem comentários:

Enviar um comentário