quinta-feira, 7 de novembro de 2013




Dia 16 (Sábado)
MAGUSTO de S. Martinho:
18h00 – Apresentação do livro «Histórias da Maria Castanha», de Jorge Lage, 
por Antonino Jorge








Jorge Joaquim Lage, filho de agricultores - Eugénio Augusto Lage e de Quitéria das Dores, nasceu em Chelas, freguesia de Cabanelas, concelho de Mirandela, em 06/04/1948.
Fez a instrução primária na sua aldeia. Continuou os estudos no Colégio Marista dos Pousos – Leiria, concluindo o 5.º ano liceal em 1966 e no Colégio de Nossa Senhora da Boavista – Vila Real, em 1967,fez o 6.º e 7.º anos liceais.
Em 1969, tirou o Curso de Oficiais Milicianos em Mafra e, em 1973, o Curso de Promoção a Capitães (comandou uma subunidade na ex-Guiné Portuguesa – 1973/74), possuindo a patente de Coronel do Exército.
Licenciou-se em História, em 1977, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Em 2004/05, fez Curso de Museologia na Faculdade de Filosofia em Braga da Universidade Católica.
Foi professor de História e esteve na Educação de Adultos.
Foi assessor do Ministério de Educação, na Coordenação Educativa de Braga, até Julho de 2008, passando, então, à Reforma.
É certificado pelo conselho Científico-Pedagógico como Formador em Segurança e ao longo do seu percurso profissional teve mais de 1.000 horas de formação.
Colabora, como voluntário, com o PROSEPE/Clubes da Floresta desde 1996 e é Coordenador Distrital de Braga do PROSEPE – Universidade de Coimbra desde 1998, sendo assessor de imprensa.
Teve assento, por delegação da Coordenação Educativa de Braga, no Conselho Coordenador de Segurança Rodoviária (Distrito de Braga) por mais de quinze anos, sendo-lhe reconhecido o trabalho desenvolvido, continuando, mesmo depois de reformado, a representar a Educação, como voluntário, até Junho de 2011.
Foi Delegado Distrital (Braga) de Segurança das Escolas, entre 1994 e 2007, e Formador dos Delegados de Segurança dos Conselhos Executivos das Escolas e organizador de várias acções neste âmbito, sendo louvado, em 2000, pelo Secretário de Estado da Administração Educativa.
Jornalista e investigador colabora/colaborou na imprensa regional há cerca de 25 anos (Notícias de Mirandela) e revista TER da Escola Profissional Amara Terra Verde – Vila Verde.
É autor dos livros:
«A Castanha Saberes e Sabores», com três edições (2001, 2002 e 2003);
«Castanea uma dádiva dos deuses», com duas edições (2005 e 2006);
«As Maias entre mitos e crenças» (2010);
«Falares de Mirandela um complemento do Mirandelês (2011).
É co-autor do livro «Mirandelês», sobre a memória imaterial de Mirandela (2010).
É autor do Prefácio «Um Projecto Saudável», do livro “Castanha um Fruto Saudável” (2007), produzido dentro do Projecto “AGRO 939” da UTAD.
Está fichado no “Dicionário dos mais Ilustres Transmontanos e Alto Durienses”, onde assina várias dezenas de fichas.
Está fichado na Colectânea de autores oriundos de Trás-os-Montes, «Trás-os-Montes e Alto Douro – Mosaico de Ciência e Cultura», coordenada por Armando Palavras, onde, também, assina o texto, «”Marron Glacé” a Castanha divinisada».
Foi distinguido com a medalha da Irmandade de Vinhos Galegos.
É sócio n.º 1 e fundador da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro em Braga.
É, ainda, sócio fundador de associações de índole cultural, de solidariedade e gastronómica. Defensor acérrimo de Trás-os-Montes e das suas gentes, para quem «ser transmontano é uma religião».

jorgelage@portugalmail.com





19h30m – Tradicional MAGUSTO

Ementa: bifanas, chouriço, farinheira, caldo verde, castanhas assadas, broa, azeitonas, sumo, vinhos e jeropiga. Com animação. 
  Preço: 12,50 Euros
Inscrição até dia 8 de Novembro 
Contacto: 918 721 819

Sem comentários:

Enviar um comentário