domingo, 24 de março de 2013



Portugal Poético / 23 de Março


Subordinado ao tema «Do Caos e Desconcerto do Mundo ao Discernimento do Eu», decorreu no dia 23 de Março mais uma sessão de poesia do ciclo «Portugal Poético», com sala cheia.

Após uma saudação aos presentes e um agradecimento especial ao grupo Portugal Poético, o elemento da Direção da CBA lançou a interrogação de Hélia Correia em «A Terceira Miséria» - “…para que servem os poetas em tempo de indigência?” – e fez um convite, inspirado num poema do poeta brasileiro José Paulo Paes (1926-1998):


Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.

Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar
se gastam.

As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.

Como a água do rio
que é água sempre nova.

Como cada dia
que é sempre um novo dia.

Vamos brincar de poesia?



Seguiu-se uma breve introdução filosófica ao tema por Rui Fonseca. Depois foi um desfiar de poemas e canções com evocações de Camões e Fernando Pessoa e leitura por pessoas presentes de sua própria autoria ou de poetas escolhidos. Saliente-se a participação entusiasta de algumas crianças e jovens.

Destaque ainda para as interpretações do cantor brasileiro Arlindo Ricarte Jr (arlindoricarte@gmail.com) que encantou com a leitura de um poema de cordel do nordeste do Brasil e com a interpretação da canção «Bicho do Mato» do seu disco homónimo.









Sem comentários:

Enviar um comentário