terça-feira, 5 de março de 2013




“HISTÓRIAS DAS MULHERES
E O MUNDO DO TRABALHO” 

ENTRADA LIVRE

Dia 9 de Março (sábado), às 15h00, 
Casa da Beira Alta - R. de Sta. Catarina, 147, 1º, no Porto
(Em frente à Zara)
Telf: 222 062 838)



Oradoras:

Maria José Magalhaes, professora na Faculdade de Psicologia e Ciencias da Educaçao da Universidade do Porto. É feminista, tendo incidido o seu trabalho sobretudo na área da violencia doméstica.




Luísa Saavedra, professora na Faculdade de Psicologia da Universidade do Minho. Activista social e feminista.


Moderadora:


Lurdes Domingues, dirigente sindical no STSSSS, tem estado activa na militancia social em vários movimentos, incluindo os feminismos e outras discriminaçoes em funçao do género.


Estão convidadas (os) tod@s @s trabalhadoras/es, e quaisquer outr@s interessad@s, para o debate a realizar no dia 9 de Março, sábado, pelas 15 h , na Casa da Beira Alta, nº 147 – 1º andar – Porto,  promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Solidariedade e Segurança Social (STSSSS), no local acima identificado.



História do 8 de Março

No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve, ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência, as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
No ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas). Desde esse ano, o dia tem vindo a ser comemorado em vários países, de forma a reconhecer a importância e contributo da mulher na sociedade. Outro dos objetivos do Dia Internacional da Mulher é recordar as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico.






Sem comentários:

Enviar um comentário