quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Inauguração da exposição de fotografia «Momento Decisivo», de João Pires

Dia 1 (sábado), 16h00

Sinopse
A fotografia de rua apresenta a condição humana dentro de locais públicos e não exige a presença de uma rua ou mesmo de ambiente urbano. 
A fotografia, pode estar ausente de pessoas e pode ser objeto ou retratar o ambiente no qual se projeta a imagem do ser humano em sentido estético e em toda a sua magnitude. 
A origem do termo “Rua” refere-se a um Tempo em vez de um lugar, um tempo em que as mulheres conquistaram mais liberdade, quando os trabalhadores adquiriram momentos de lazer e quando a sociedade deixou a privacidade das suas salas de estar, as pessoas envolvidas com o outro e passaram para um ambiente mais público, surgindo desta forma novas oportunidades para a fotografia. 
O Enquadramento e o Tempo são aspetos fundamentais desta modalidade, com o objetivo de criar imagens num Momento Decisivo ou pungente. Muito do que é agora amplamente considerado, estilisticamente e subjetivamente, como fotografia de rua, já existe nesta modalidade de fotografia que é feita desde a época que abrange o final do século 19 até aos nossos dias, reforçada pelo surgimento das câmaras portáteis. 
Com a chegada da fotografia digital, combinada com o crescimento exponencial da partilha de fotos via internet, este conceito de fotografia tem vindo a crescer e a ganhar cada vez mais praticantes. 

Nota biográfica
João Pires tem ascendências beirãs: Fundão e Fornos de Algodres. As serras, a neve, a cozinha os temperos das beiras estão presentes desde a infância.
No entanto cresceu na cidade Invicta a qual está presente como se lhe contasse uma história todos os dias. Tem procurado registar esses momentos fotográficos desde as últimas décadas. E nada melhor que captar e partilhar essas belas imagens de paisagens e rostos de hoje mas também absorver um pouco de história através dos seus monumentos. Procura de forma incessante fotografar a luz e o tempo em cada cena.

Encerramento dia 28 de Fevereiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário